segunda-feira, 22 de maio de 2017
Acidentes no trânsito são a terceira causa de morte no mundo, ficando atrás apenas das doenças cardíacas e câncer. Com base nas estatísticas, a Organização Mundial da Saúde iniciou, em 2011, a década das ações contra acidentes no trânsito.

Essas ações visam ao esclarecimento e orientação da população para tentar reverter os números, que aumentam ano a ano, principalmente com o uso do álcool. De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Ortopedia - Regional Santa Catarina, Waldemar de Souza Júnior, as estatísticas mostram que os jovens são os principais envolvidos em acidentes com mortes e o uso do álcool está inserido no fator causador do acidente. “Apesar de todos os estímulos e campanhas alertando, os jovens continuam bebendo ou pegando carona com quem bebeu”.
O médico alerta que mais de 70% dos jovens dirigem após beber, e que, hoje, os acidentes com uso do álcool causam prejuízos, muitas vezes, permanentes e mesmo fatais. “O álcool é um inibidor do sistema nervoso central que impede estímulos e, consequentemente, reflexos ao volante, além de mudar a resposta aos riscos. Acaba-se dirigindo mais rápido, com menos cuidado. De todos os acidentes, temos uma média de 50% causados pelo uso do álcool”.
Semana Nacional do Trânsito
A Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu de 18 a 25 de setembro, procurou debater nossa relação com o trânsito, em tempos de carros desenvolvidos com maior tecnologia e potência, e os riscos das estradas mais largas, como também o movimento nas grandes cidades.
Milhares de horas parados em engarrafamentos, poluição ambiental e sonora, 30 mil brasileiros morrem em acidentes a cada ano e outros tantos milhares ficam feridos.
Para alertar a população, médicos ortopedistas adeptos da campanha entraram em ação e entregaram cartilhas e panfletos, com números e orientações, nas ruas e semáforos das cidades brasileiras, durante a semana.
Alerta dos ortopedistas
Os ortopedistas brasileiros ficam na “linha de frente” dos prontos-socorros em todo o Brasil e atendem milhares de vítimas de acidentes de trânsito que, apesar do tratamento, morrem ou apresentam sequelas permanentes. Eles vivenciam diariamente o sofrimento de familiares e amigos. Por isso, eles advertem:
- Se beber não dirija e não pegue carona com quem bebeu.
- Todos podem ser vítimas de um motorista alcoolizado: crianças, pedestres, motociclistas e motoristas.
- Use, sempre, cinto de segurança, mesmo no banco traseiro. O uso do cinto reduz o risco de lesões severas ou mortes.
- O uso de cadeirinhas infantis pode reduzir 70% dos óbitos em crianças e 80% em bebês.
- Utilizar o telefone celular ao dirigir distrai o motorista e aumenta em quatro vezes o risco de colisão ou atropelamento.
- Cada redução de 5km/h na velocidade média representa diminuição de 30% nos traumas fatais.
- Morrem 1,3 milhão de pessoas por trauma de trânsito a cada ano, constituindo a primeira causa de mortes no mundo em jovens de 15 a 29 anos.
- A previsão, caso nada seja feito, é que em 2030 os traumas de trânsito se transformem na primeira causa de morte no mundo, com 2,4 milhões de óbitos por ano. (Michelle Dias)
Fonte: World Health Organization

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Total de Visualizações

Me siga Retribuo

Quando seguir o blog me avise para eu poder retribuir

Popular Posts

Leitoras

Nome

E-mail *

Mensagem *

Páginas

Arquivo do blog