segunda-feira, 28 de março de 2016
Erra quem pensa que a infecção pelo chikungunya causa dores terríveis apenas durante os dias em que o vírus está circulando no corpo da pessoa que o contraiu. Especialistas explicam que as dores e outros problemas mais sérios persistem em uma porcentagem de pessoas que foram picadas pelo mosquito que carregava esse vírus. Inflamação crônica nas juntas, problemas de visão e até mesmo meningoencefalite, uma espécie de meningite.
De acordo com o infectologista Jessé Alves, já se tinha conhecimento de que o chikungunya era mais do que uma simples infecção por causa dos surtos que aconteceram nas Ilhas Reunião, no Oceano Índico. “Na América Central e Caribe teve um número imenso, mais de um milhão de notificados também”, diz o médico.
A dor do chikungunya, de acordo com Alves, é como se fosse um problema reumatológico. “Há estudos de acompanhamento desses pacientes que mostram que realmente um percentual bastante significativo pode ter sintomas articulares até três anos depois da infecção”, explica.

Vírus não é tão inocente como se pensava; se proteger da picada e eliminar criadouros do mosquito são alternativas

Por: iG São Paulo
A dor articular pode ser muito aguda, intensa e incapacitante, impedindo a pessoa de andar e fazer suas atividades diárias, e também pode levar à incapacitação de forma crônica”, alerta o médico. No dia a dia, o médico conta que já acompanhou casos de sintomas persistentes. “Geralmente os problemas acontecem nas mãos, punhos e geralmente dos dois lados”.


O reumatologista do Hospital 9 de Julho, Nilton Sales explica que o chikungunya pode causar a inflamação nas juntas e que ela deve ser tratada como se fosse artrite reumatoide (uma doença autoimune crônica). “Na fase inicial são prescritos corticoides, mas quando fica crônico damos imunossupressores”.
No caso de crianças, os médicos evitam fazer um tratamento prolongado com corticoides, pelo risco de prejudicar o crescimento.

Sales explica que 4% dos infectados podem ter sintomas por mais de um ano e meio. De Até 85% das pessoas acabam melhorando em seis meses.
“É uma dor intensa, rigidez, a pessoa perde a flexão do punho, dedos, tornozelos e dedos dos pés”.
Vírus também provoca outras doenças
Além da artrite, o vírus pode causar a miocardite, que é uma inflamação no músculo do coração que pode fazer com que esse órgão vital inche e provoque arritmias graves e insuficiência cardíaca. Não obstante, o chikungunya também pode provocar a meningoencefalite, um tipo de meningite que é causado pela infecção na meninge e também no cérebro e, segundo o infectologista, pode levar a um rebaixamento neurológico e ao coma.


Muita dor de cabeça, desorientação, alterações neuropsiquiátricas e mudanças de comportamento, febre alta são sintomas”, diz. “Felizmente essas formas parecem ser raras”.
Alves explica que, com o tempo, outras doenças relacionadas ao chikungunya provavelmente serão descobertas. “O vírus tem se revelado uma grande surpresa, assim como o zika vírus. Vamos ter coisas mais diferentes para registrar, mas no momento são essas as consequências que conhecemos”, completa.

Chikungunya: doença é semelhante à dengue

A transmissão ocorre através da picada de mosquitos infectados com o vírus, por isso é essencial ter medidas de precaução similares em relação às da dengue

Chikungunya pode ser resumida como uma doença causada por um vírus e transmitida por mosquitos, com sintomas muito parecidos com os da Dengue.
É curioso saber que a palavra “Chikungunya” significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia, e se refere à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, no leste da África, entre os anos de 1952 e 1953.

                                           Tratamento


Atualmente, não há tratamento específico disponível para a febre chikungunya. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado.

É importante apenas tomar muito líquido para evitar a desidratação. Caso haja dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos, é necessária internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva.

      

Como se previnir da Chikungunha 


O biólogo Fábio Castelo Branco destaca que os cuidados para se prevenir da Chikungunya são os mesmos recomendados para a caso da dengue: usar repelente e eliminar os focos do mosquito, se protegendo, assim, da picada.

Até o próximo Post bjim. :) Deixe seu comentário ficarei muito feliz em responder. Se possível deixe o link do seu Blog para que eu possa retribuir a visita. Se gostou do meu Blog então segue que eu te seguirei de volta

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, espero que você continue acompanhando o Blog sempre que possível postarei novidades aqui. Muito obrigada pela visita volte sempre bjo.💕

      Excluir
  2. Realmente esta bem complicado, já vvi muitas pessoas se queixando da doença, o meu noivo mesmo pegou hoje vai fazer oito dias e ainda esta mal, :(
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário,Nossa Conceição tem que tomar muito cuidado, fazer repouso, tomar bastante água de coco, água, fica de olho nele se não não melhora não. Espero que você continue acompanhando o Blog sempre que possível postarei novidades aqui. Muito obrigada pela visita volte sempre bjo.💕

      Excluir
  3. Cada vez fico mais medo e adio meu sonho de ser mãe....

    Bjus
    Taty
    Blog: http://ansiosapracasar.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/channel/UCCj8oXRUtoyAOunvOHkHTIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taty, eu também a minha idade já está avançando mais devido essas doenças, também estou adiando. Quero meu filho bem protegido.Obrigada pelo comentário, espero que você continue acompanhando o Blog sempre que possível postarei novidades aqui. Muito obrigada pela visita volte sempre bjo.💕

      Excluir
  4. Minha mãe ta com zika e eu vejo como ela sofre, mas passaram um remédio que ela melhorou na hora ! temos que tomar cuidado com essa doença!

    Beijão.

    Blog: www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabs! tem que tomar cuidado, as vezes a pessoa pensa que está bom e começa a trabalhar e tem uma recaída.Obrigada pelo comentário, espero que você continue acompanhando o Blog sempre que possível postarei novidades aqui. Muito obrigada pela visita volte sempre bjo.💕

      Excluir
  5. Excelente post, muito útil e informativo!

    Beijinhos ♥
    http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, espero que você continue acompanhando o Blog sempre que possível postarei novidades aqui. Muito obrigada pela visita volte sempre bjo.💕

      Excluir
  6. Aiii uma amiga minha está grávida e estou mega preocupada com ela, tomara que dê tudo certo!

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Deus é mais tenha fé, ela vai ter muito sucesso do início ao fim dessa gravidez pode ter certeza. espero que você continue acompanhando o Blog sempre que possível postarei novidades aqui. Muito obrigada pela visita volte sempre bjo.💕

      Excluir
  7. Oii Adi, adorei o post...como é triste saber que estamos numa luta contra esse mosquito...tudo o que podemos fazer para eliminar os criadouros por nós e por todas as pessoas!!!
    Parabéns pelo post!! Super bjo fica com Deus!!
    www.lindaspornaturezza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, espero que você continue acompanhando o Blog sempre que possível postarei novidades aqui. Muito obrigada pela visita volte sempre bjo.💕

      Excluir
  8. Super útil Adilene e muito esclarecedor;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto

Adilene Martins, noiva, virgeniana 31 de agosto,  educadora física  de profissão. 

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Total de Visualizações

Me siga Retribuo

Quando seguir o blog me avise para eu poder retribuir

Popular Posts

Leitoras

Nome

E-mail *

Mensagem *

Quer pesquisar oque?

Arquivo do blog