domingo, 27 de janeiro de 2019
O alarme de aviso sobre rompimento de barragem soou no início da manhã deste domingo em Brumadinho (MG).

Moradores de Brumadinho (MG) acordaram com alarme de aviso na manhã deste domingo. Segundo o Corpo de Bombeiros, porém, a quarta barragem da Vale, que apresentava risco, ainda não rompeu.
A sirene foi disparada porque técnicos avaliaram que havia risco iminente de rompimento.
As forças de segurança informaram que a tropa está preparada para iniciar a evacuação de áreas de risco, próximas ao leito do rio Paraopeba e às áreas já atingidas por lama.
A ideia é levar as pessoas para áreas mais altas das comunidades.
 Brumadinho acorda com alarme de aviso sobre possível novo rompimento de barragem (Foto: )
A barragem é composta por água e estava sendo drenada pela Vale para diminuir o risco de rompimento. Entre 20h de sábado (26) e 4h deste domingo, os resgates foram interrompidos para que a drenagem fosse intensificada.
O volume de água a ser drenado nesse período e que portanto desceria pelo rio Paraopeba era o triplo do que o normal.
Os bombeiros informaram que deverão ser evacuadas 350 pessoas. As famílias serão levadas para a parte mais alta do núcleo urbano ou deslocadas para outras localidades na região de Brumadinho.
 (Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República/divulgação)
A barragem, de nome B6, é composta por água e estava sendo drenada pela Vale para diminuir o risco de rompimento. Entre 20h de sábado (26) e 4h deste domingo, os resgates foram interrompidos para que a drenagem fosse intensificada.
O volume de água a ser drenado nesse período e que portanto desceria pelo rio Paraopeba seria mais que o triplo do que vinha sendo drenado até então.
Os trabalhos de resgate estão suspensos. Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros está empenhado na evacuação. Uma das áreas prioritárias é Parque da Cachoeira, onde há 25 casas em risco.
Oficialmente, a lista de mortos chegou a 37 pessoas, segundo os Bombeiros. Ao menos 256 continuavam desaparecidos, ainda de acordo com a corporação.
Foram resgatadas 192 pessoas, das quais 23 estão hospitalizadas.
O rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho liberou 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos, que entraram no rio Paraopeba. A estimativa é a de que esse volume represente um quarto do que foi liberado no acidente com a barragem de Fundão, em Mariana, que pertencia à Samarco, empresa controlada pela Vale e pela BHP Billiton. Outras duas barragens transbordaram.

A tragédia

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu e ao menos outra transbordou nesta sexta-feira (25) em Brumadinho, cidade da Grande Belo Horizonte, liberando cerca de 13 milhões de m³ de rejeitos da produção de minério de ferro no rio Paraopeba, que passa pela região.
Os rejeitos atingiram um refeitório e um prédio administrativo da empresa, que ficaram soterrados pela lama. Eles ficam no interior do complexo da mina Córrego do Feijão, na zona rural de Brumadinho. A barragem B1, que se rompeu, é uma estrutura de porte médio para contenção de rejeitos e estava há três anos em processo de desativação.
Via: Nsctotal

2 comentários:

  1. Vi aqui nas notícias e entristece ver que muitas pessoas morreram, tantas estão desaparecidas e tantas ficaram sem casa onde morar. Que Deus as ajude.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È muito trite tudo isso. Onde moro tem uma barragem 5 vezes maior ouvir dizer que pode acontecer o mesmo a qualquer momento.

      Excluir

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Total de Visualizações

Me siga Retribuo

Quando seguir o blog me avise para eu poder retribuir

Popular Posts

Leitoras

Nome

E-mail *

Mensagem *

Páginas