quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Um dos alunos da escola do Plano Piloto passou para o curso mais concorrido, o de medicina

 A última sexta-feira foi de festa para estudantes do 3º ano do Centro de Ensino Médio Setor Leste. Cinquenta e quatro deles foram aprovados no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). Um dos calouros passou para o curso mais concorrido da instituição de ensino superior, o de medicina. Ele foi o segundo aluno da escola da rede pública do Distrito Federal, localizada no Plano Piloto, a ser classificado para essa graduação.:)

Por: Correio Braziliense

"Fiquei muito feliz e emocionada" Maria de Nazaré Freitas Paiva, mãe de Daniel Paiva, aprovado em engenharia elétrica

Em clima de festa, quase metade deles se reuniu ontem no colégio e recebeu os cumprimentos de colegas, funcionários e professores. David da Silva Nunes, 18 anos, o calouro de medicina, conta que estava confiante na aprovação, mas que o alívio só veio depois de ver o nome escrito no mural de aprovados, no câmpus Darcy Ribeiro. “Eu queria fazer a diferença na vida das pessoas de algum modo, por isso escolhi a medicina”, relata.

Ele e a colega Thaís Cardoso Pereira, 18, que passou para ciência política, fizeram os cursos gratuitos do Vestibular Cidadão e do Galt, que ajudaram na preparação puxada. Os dois saíam de casa cedo, por volta das 6h, e só voltavam depois das 23h. Thaís usava até o tempo livre dentro do ônibus para estudar. “A gente lutou muito, e deu certo”, comemora. Já Júlia Pereira Salvino, 18, aprovada para agronomia, precisou conciliar os estudos com o trabalho nos fins de semana. Ela acredita que as atividades desenvolvidas pelo colégio contribuíram para o resultado. “O Setor Leste é uma escola muito voltada para o PAS”, destaca.

“Tinha semanas em que eu não via a minha mãe. Eu saía cedo, antes de ela acordar, e chegava quando ela já estava dormindo”, afirma Francisco Vladimir Oliveira Almeida, 18, aprovado para o curso de música. “Lá em casa, ninguém da minha família nunca passou no vestibular da UnB. Só agora é que a minha geração, eu e meus primos, conseguimos. Por isso, a aprovação tem um significado muito grande também”, completa.

Agora, os aprovados esperam se tornar exemplos para os estudantes que farão a prova este ano. “Nós nos tornamos um espelho. Eu mesmo não acreditava muito que conseguiria passar na universidade. Quem me fez acreditar foi um amigo meu, que foi aprovado no ano passado. Isso me motivou muito”, conta Francisco.

Outro desejo compartilhado por todos é o de que o governo dê mais atenção à educação. No ano passado, além da greve de professores de quase um mês, eles enfrentaram o atraso na entrega dos livros didáticos. “Espero que o governo dê mais atenção aos alunos de escola pública, até porque o lema do mandato da presidente Dilma é ‘pátria educadora’”, observa David.

Ele, que também é o primeiro da família a conseguir uma vaga na UnB, deseja que, no futuro, mais alunos de escolas públicas consigam seguir o mesmo caminho e não precisem necessariamente recorrer a cursos em instituições privadas, como ele percebe que tem ocorrido com frequência. “As pessoas estudam na rede pública para, depois, ir para uma faculdade particular. Essa é uma realidade que precisa mudar.”

“Independentemente de você estudar em escola pública ou particular, você consegue”, reforça Thaís. Para Francisco, que também foi presidente do grêmio no ano passado, a participação dos alunos nas manifestações do movimento estudantil — como os protestos pela volta da isenção da taxa de inscrição do PAS e o apoio aos estudantes que ocuparam escolas em São Paulo — também foi importante. “Acho que a nossa luta pela valorização da educação também influenciou nesses bons resultados. A gente fica com mais vontade de que as coisas deem certo”, diz.
Até o próximo Post bjim. :) Deixe seu comentário ficarei muito feliz em responder. Se possível deixe o link do seu site, para que eu possa retribuir a visita. ♥  

6 comentários:

  1. oi, oi.

    que mais legal de se ler. sério. em tempos em que a gente vê tanta coisa ruim, sempre é bom olhar o lado positivo do nosso país.

    costumo dizer que tudo é possível quando a gente foca no nosso objetivo. parabéns pro guri!

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  2. Que legal, se estudar e se dedicar realmente pode conseguir realizar os sonhos né, e é bom que outras pessoas se espelham e vem que é possível, basta se dedicar. bjus
    pequenatagarela.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sucesso para eles! Que mais estudantes tenham essa vitória!
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  4. Que notícia feliz!
    Ainda bem que eles dão um lindo exemplo nesse país, o estudo é maravilhoso e ver algo assim me deixa extremamente feliz.
    Estou seguindo seu blog, se puder e gostar, me siga de volta também?
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  5. Que coisa boa! Adoro ler notícias assim!
    Te indiquei para uma tag no meu blog Adi, espero que goste (:
    http://www.16primaverasblog.com/

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, é sempre bom quando vemos esse tipo de coisa, todo o sucesso do mundo pra eles.
    Beijos

    Dia de Spa

    Youtube


    ResponderExcluir

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Total de Visualizações

Me siga Retribuo

Quando seguir o blog me avise para eu poder retribuir

Popular Posts

Leitoras

Nome

E-mail *

Mensagem *

Páginas